segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Uma paciente, que atendo já há algum tempo, veio hoje ao meu consultório para me presentear com uma "lembrancinha" de Natal. Ela iniciou seu seguimento comigo após o falecimento inesperado do esposo. Um casamento de mais de 50 anos. Em meio a solidão e a depressão, iniciamos nossa história.

Assim, foi o nosso diálogo:

Paciente: "Oi doutor! Vim trazer esse presentinho para você".

Eu: "Nossa, quanta gentiliza! Não precisava. Fico muito feliz e agradecido".

Paciente: "Que nada. Para mim, é que é felicidade trazer para você".

Paciente: "Doutor, em relação aos nossos amados que partiram, as pessoas dizem que a 1o coisa que esquecemos deles é voz".

Eu: "Acho que não esquecemos dela. Acho que passamos ouvi-la pelo coração e não mais pelo ouvido".

Paciente: "Faz sentido".

Eu: "Você, portanto, ainda escuta a voz dele?"

Paciente: "Todos os dias doutor. Mas, confesso que sinto falta da voz dele ao meu ouvido. A voz dele me trazia segurança".

Eu: "Acredito nisso. Sem dúvidas, a voz dele, escutada ao ouvido, permitia uma maior tranquilidade. No entanto, falar dele, lembrar dele, sentir ele, perceber tudo vivido a dois com ele e continuar o legado dele poderiam representar uma forma de escutá-lo?"

Paciente: "Sim, doutor. Acredito que sim. Obrigado também pela sua "voz" sempre ativa desde a partida dele. Sua "voz" é muito importante para mim. Sua "voz" faz a diferença".

Eu: "Minha voz sempre estará contigo..."

Paciente: "Obrigada! Eu sei disso. Feliz Natal para você e sua família..."

Que nós, médicos, possamos entender a importância da nossa "voz"...

Nenhum comentário: